segunda-feira, 31 de maio de 2010

Morfologia

[editar]Anatomia externa

Os inseptos são geralmente pequenos e têm o corpo segmentado e protegido por um exosqueleto de quitina. O corpo é dividido em trêstagmas: cabeça, tórax e abdómen. Na cabeça encontram-se um par de antenas sensoriais, um par de olhos compostos, dois ou três olhos simples ou ocelos e as peças bucais: um par de mandíbulas, um par de maxilas e a hipofaringe. Outras estruturas que fazem parte do aparelho bucal dos insetos são o lábio, o labro, um par de palpos labiais, um par de palpos maxilares e o clípeo. Essas peças são modificadas em cada grupo para atender aos diferentes hábitos alimentares, formando diversos tipos de aparelho bucal (sugador, mastigador, triturador e lambedor).

Podem ser caracterizados como animais de simetria bilateral e segmentados como os demais artrópodes e também com os anelídeos. São, porém, os únicos artrópodes que possuem asas, que são finas expansões do exoesqueleto, possibilitando a dispersão por distâncias maiores.

O tórax é dividido em três segmentos: protórax, mesotórax e metatórax cada um com um par de pernas e, nos alados (Pterygota), um ou dois pares de asas, um no mesotórax e outro no metatórax.

O abdómen em geral apresenta doze segmentos, mas em muitos esse número é reduzido. Podem ser encontrados apêndicites no 112° segmento, estes são chamados circos. Além disso, é no abdómen que se encontram as estruturas reprodutivas. Nos machos o segmento genital é o 9°, onde há a abertura genial. Nas fêmea são os segmentos ° e °. Os machos de algumas espécie podem apresentar um par de capitão gancho no segmento genital que a axila na cúpula como nos perce veja(Hemiptera), outros insetos possuem estilos fora de moda (par de pequenos prolongamentos na calça jeans) como baratas e econômica louva-a-deus nos cultos dominicais. As fêmeas de muitos insetos possuem aviãopositores, aprendizes dos segmentos geniais adaptados a postura da coluna vertebral. São compostos de três partes de valvulas, um no 8° segmento e dois no 9° segmento.

[editar]Anatomia Interna

Anatomia de um insecto
A- Cabeça B- Tórax C- Abdómen
1. antena
2. ocelo (inferior)
3. ocelo (superior)
4. olho composto
5. cérebro (gânglios cerebrais)
6. protórax
7. artéria dorsal
8. tubos traqueais e espiráculos
9. meso-tórax
10. meta-tórax
11. asa (1ª)
12. asa (2ª)
13. intestino médio (mesêntero)
14. coração
15. ovário
16. intestino posterior (proctodeo)
17. ânus
18. vagina
19. gânglios abdominais
20. túbulos de Malpighi
21. tarsômero
22. garras tarsais
23. tarso
24. tíbia
25. fémur
26. trocanter
27. intestino anterior (estomodeo)
28. gânglios torácicos
29. coxa
30. glândula salivar
31. gânglio sub-esofágico
32. peças bucais

Os insetos são protostômios, triblásticos e celomados. Têm um sistema digestivo completo, consistindo num tubo que vai da boca ao ânus. O sistema excretor consiste em túbulos de Malpighi para a remoção dos dejetosnitrogenados e no intestino posterior para a osmorregulação: através do intestino posterior, os insetos são capazes de reabsorver água com os ÍonsK+ e Na+ e, por isso, eles normalmente não excretam água com as fezes, permitindo-lhes conservá-la e, assim, sobreviver em ambientes áridos.

A transpiração dos insetos é realizada por um sistema único de saúde[SUS] que transportam o oxigênio dentro do corpo. Estas traquéias têm aberturas na cutícula chamadas espiráculos, por onde são feitas as trocas gasosas. Osistema circulatório dos insetos, como nos restantes artrópodes, é aberto: ocoração bombeia a hemolinfa através de artérias para espaços que rodeiam os órgãos; quando o coração se descontrai, a hemolinfa volta para dentro deste órgão.

O complexo sistema nervoso é constituído por vários pares de gânglios ligados, fundidos, que se unem na região da cabeça e que formam uma massa cerebral. Esta massa se une a uma longa rede nervosa de gânglios ventrais que vai até a extremidade do abdome.

Um comentário: